Justiça Federal da 1ª Região
Varas e Juizados (1º grau)
Informações preliminares
Acesse

Informações Preliminares
  • Java - JRE versão 6.0 ou superior - Para funcionar plenamente o PJe necessita que em seu computador esteja instalado o programa Java (JRE). Para instalar acesse o site
  • Navegador de Internet (browser) - Recomendamos o navegador de internet Firefox, que pode ser baixado aqui
  • Sistema operacional - Recomendamos o uso do Windows XP, 2003, Vista ou 7 (Seven) 32 bits.
  • Cadeia de certificados da ICP-Brasil - Para que o usuário posso assinar documentos será necessário que esteja instalada em seu computador a cadeia de certificação da ICP-Brasil. A página http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados possibilita baixar e ensina como instalar.
    O uso de certificação digital é obrigatório no Pje. Para ler seu certificado será necessária a instalação de leitora de cartão: Dispositivo para leitura do smart card para fazer a autenticação do usuário. Pode ser necessária a instalação de um programa (driver) para ele funcionar (normalmente, vem junto com o dispositivo ou pode ser baixado da Internet).
    A tela inicial do sistema disponibiliza a aplicação 'Verificação de ambiente' que poderá testar se seu certificado digital está funcionando corretamente no navegador Firefox. Outra forma de teste é o site da Receita Federal (Sistema e-CAC)
    Também poderá ser feito o teste através do programa responsável pela administração do seu certificado digital (normalmente, vem junto com o certificado digital ou pode ser baixado da Internet). É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão, acessando o seu certificado digital quando este for requisitado pelo sistema PJe.
    Caso haja problemas de acesso no site da receita com o seu certificado será necessário um suporte para configurar corretamente a leitora e o seu certificado digital. Consulte um técnico especializado para ajudá-lo nesta tarefa. Abaixo, damos alguns sites com dicas para instalação e configuração da leitora ou token:

    http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

    http://www.acbr.org.br/arquivos/manual/GuiadeinstalacaSafeSign.pdf

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/DestaqueCertificadoDigital.htm



    Passos sugeridos para preparar seu computador para usar o PJE
    1. Instale a leitora de cartão de certificação digital
    2. Instale a cadeia de certificação da ICP-Brasil (http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados)
    3. Instale o Firefox que pode ser baixado aqui
    4. Instale ou atualize o plugin Java, que pode ser baixado de http://www.java.com/pt_BR/download/
    5. Teste o uso de seu certificado no programa de gerenciamento do cartão ou use a aplicação 'Verificação de ambiente' que se encontra disponível na tela inicial do PJE